segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Acagrup 11

Para iniciar o novo ano escutista, os Pioneiros (as equipas Egas Moniz e Gago Coutinho) do Agrupamento 837 Madalena – Cem Soldos, juntaram-se na sexta-feira, dia 30 de Setembro no largo do Rossio pelas 20h30, preparados para mais uma actividade. De bicicletas, coletes e luzes preparadas, partiram por volta das 20h50, com destino a Porto Mendo. Foi uma viagem curta e decorreu sem qualquer incidente sob a protecção do chefe Rufino.

Chegados à escola de Porto Mendo (local do acampamento), montaram as tendas e posteriormente tiveram uns momentos de diversão, com alguns chefes e caminheiros, tocando-se algumas músicas pelo meio.

No dia seguinte, pelas 7h30 da manhã, já estavam levantados, a preparar o campo para as outras secções que se iam juntar a nós. Fim da montagem das tendas, fez se a abertura oficial de campo e posteriormente, os pioneiros partiram para jogo, de bicicleta. Almoçaram a meio do raid, e finalizaram no por volta das 14h30. A equipa Egas Moniz saiu vencedora do raid. Depois de chegarem, prepararam o fogo de conselho e relembraram jogos de antigamente, como o jogo da malha, o da corda, etc.
Seguidamente, tratou-se de fazer o jantar, onde saiu um belo Bacalhau-à-Brás, feito pelo cozinheiro Bernardo Ferreira.





Por volta das 21h30, houve o momento alto do dia, o fogo de conselho, que estava aberto a todos os pais e familiares a assistirem. Após as belas peças que se realizaram, todos se deitaram, para no dia seguinte levantarem-se cedo e posteriormente desmontarem o campo.

No domingo de manhã, após a Alvorada seguiu-se a desmontagem de campo. Por volta das 9h40, os pioneiros saíram do campo de bicicleta rumo a Cem Soldos, onde se juntaram ao agrupamento para animar a Eucaristia Dominical.

Fim da actividade, os pioneiros puderam realçar o belo início de ano escutista que tiveram, e é de salutar a entrada do Pioneiro João António e o regresso da Pioneira Sofia, onde se integraram no núcleo Pioneiro sem qualquer dificuldade.


OS PIONEIROS

terça-feira, 26 de julho de 2011

Acagrupo na Batalha

Nos dias 24, 25 e 26 de Junho, decorreu na Batalha, o Acampamento de encerramento do ano escutista (ACAGRUP) do Agrupamento de Escuteiros 837, Madalena – Cem Soldos.

No dia 24, por volta das 9h, saíram de Cem Soldos. E quando chegaram ao parque de campismo, começaram a preparar o seu acampamento. Essas suas construções duraram o dia inteiro, quando acabaram, foram fazer o jantar. Neste dia não houve fogo de conselho, mas os escuteiros começaram a animam a noite cantando ao som das violas durante a noite.





O dia 23 acordou-se muito cedo para poder aproveitar o dia ao máximo. Foi um dia muito quente. Enquanto os Lobitos foram ao centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota, os Exploradores e os Pioneiros partiram para um jogo de orientação.

A tarde os lobitos tiveram um jogo de pista enquanto os Pioneiros e os Exploradores foram ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Quando chegaram ao parque de campismo foram tomar um banho, pois o cansaço, a transpiração e o calor assim o exigiam. Depois do jantar foi tempo para um Jogo Nocturno com todos os elementos misturados. Após o Jogo Nocturno, começou o Fogo de Conselho, onde todos participaram activamente e se mostraram alguns talentos escondidos.







Depois de uma noite bem dormida (para alguns), acordámos para preparar os pequenos-almoços e o almoço para o resto do dia e também começou-se a desmontar o campo. No fim de estar tudo pronto foram visitar o Mosteiro da Batalha, onde houve a Eucaristia.Com o calor que estava na rua, sabia muito bem-estar dentro do Mosteiro, porque estava bem mais fresco do que cá fora.

Voltámos depois ao local de acampamento para almoçar e arrumar os últimos pormenores. Foi um almoço bastante animado e no fim fizemos o encerramento da actividade. Houve ainda tempo para os baptismos dos novos elementos.
No fim, foi tempo de arrumar tudo e de voltar para casa. Correu muito bem.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Empreendimento de Pascoa


Nos passados dia 16 e 17 de Abril os Pioneiros do Agrupamento 837 Madalena Cem Soldos realizaram a actividade de Páscoa, tendo como imaginário os vikings, na sua terra natal, em Cem Soldos.

O empreendimento teve como o ponto de encontro a sede, onde se juntaram pelas 8h30m para carregar o material para a construção da jangada. De seguida foram todos de carro até a Barragem do Carril. Á chegada ao local começaram a montar a jangada. Seguidamente almoçaram e logo de seguida começaram a sua viagem na Barragem do Carril. Pelas 17h desmontaram a jangada, verificaram o local assim como Baden Powell ensinou.

O jantar foi realizado na sede do agrupamento. À chegada os pioneiros foram buscar lenha para começar a preparar o jantar. Este jantar teve como particularidade ter-se baseado na cozinha selvagem, não usando utensílios industriais e usando técnicas de cozinha de campo. Para finalizar o dia em pleno, celebrou-se o habitual fogo de conselho.

No dia seguinte levantaram-se cedo para receberem orientação dos chefes. Pelas 10h foram à missa de ramos em Cem Soldos. No final da missa almoçaram novamente na sede comida cozinhada pelos mesmos. A actividade foi finalizada com a aplicação dos conceitos e técnicas de orientação num jogo realizado na aldeia e na sua envolvente.

No final pode-se concluir que foi uma actividade muito enriquecedora e houve um processo muito grande de entre e ajuda dos membros do grupo, fortalecendo o espírito de equipa.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cantar os Reis

No passado dia 9 de Janeiro os escuteiros do Agrupamento 837 Madalena Cem Soldos foram cantar os reis pela aldeia de Cem Soldos.

Juntaram-se pelas 14h, onde se dividiram em três grupos, o primeiro grupo ficou no interior da aldeia, o segundo e o terceiro firam no exterior da aldeia,

Agradece-mos a colaboração dos pais e da toda a comunidade da aldeia.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Elvas



No passado mês de Dezembro, entre os dias 26 a 29, os Pioneiros do agrupamento 837 – Madalena Cem Soldos, realizou a sua actividade de Natal na cidade de Elvas.

No dia 26 tiveram como ponto de encontro a sede, onde se juntaram pelas 17h, para ultimar os últimos pormenores. Foram a pé até à estação de Paialvo, onde apanharam o comboio das 18h. Chegaram a Elvas por volta das 22h, e com a generosidade da corporação dos bombeiros local, estes levaram-nos até ao sítio da estadia, o próprio quartel dos bombeiros. Foram muito bem acolhidos, e tinham excelentes condições

No dia seguinte, de manhã, fizeram-se as compras necessárias e partiram para um raid. Raid este que consistiu em seguir o aqueduto de Elvas desde o seu início ao fim. Caminharam cerca de 17km. No fim do dia, realizou-se o habitual fogo de conselho, realizado pela equipa Egas Moniz.

No dia 28 levantaram-se cedo para fazerem outro raid. Desta feita, o raid consistia ir desde a cidade de Elvas até Badajoz. Foi um raid longo e cansativo, mas que valeu a pena por diversas coisas, como a preserve rança de todos os escuteiros e pelo espírito que se viveu nesse dia. Durante a noite realizou-se novamente outro fogo de conselho, desta feita pela equipa Gago Coutinho.

No derradeiro dia, foram visitar a histórica cidade de Elvas, onde conheceram o castelo e várias igrejas, conheceram as típicas ruas estreitas, bem ao estilo alentejano e não se foram embora sem comprar as recordações. Durante a tarde prepararam as coisas para se irem embora, para apanhar o comboio. Chegaram a Cem Soldos animados e com a sensação que correu tudo bem.

Os Pioneiros e respectivos chefes, agradecem a colaboração dos bombeiros voluntários de Elvas pela sua disponibilidade e simpatia. A eles um bem-haja.


OS PIONEIROS