
No passado mês de Dezembro, entre os dias 26 a 29, os Pioneiros do agrupamento 837 – Madalena Cem Soldos, realizou a sua actividade de Natal na cidade de Elvas.
No dia 26 tiveram como ponto de encontro a sede, onde se juntaram pelas 17h, para ultimar os últimos pormenores. Foram a pé até à estação de Paialvo, onde apanharam o comboio das 18h. Chegaram a Elvas por volta das 22h, e com a generosidade da corporação dos bombeiros local, estes levaram-nos até ao sítio da estadia, o próprio quartel dos bombeiros. Foram muito bem acolhidos, e tinham excelentes condições
No dia seguinte, de manhã, fizeram-se as compras necessárias e partiram para um raid. Raid este que consistiu em seguir o aqueduto de Elvas desde o seu início ao fim. Caminharam cerca de 17km. No fim do dia, realizou-se o habitual fogo de conselho, realizado pela equipa Egas Moniz.
No dia 28 levantaram-se cedo para fazerem outro raid. Desta feita, o raid consistia ir desde a cidade de Elvas até Badajoz. Foi um raid longo e cansativo, mas que valeu a pena por diversas coisas, como a preserve rança de todos os escuteiros e pelo espírito que se viveu nesse dia. Durante a noite realizou-se novamente outro fogo de conselho, desta feita pela equipa Gago Coutinho.
No derradeiro dia, foram visitar a histórica cidade de Elvas, onde conheceram o castelo e várias igrejas, conheceram as típicas ruas estreitas, bem ao estilo alentejano e não se foram embora sem comprar as recordações. Durante a tarde prepararam as coisas para se irem embora, para apanhar o comboio. Chegaram a Cem Soldos animados e com a sensação que correu tudo bem.
Os Pioneiros e respectivos chefes, agradecem a colaboração dos bombeiros voluntários de Elvas pela sua disponibilidade e simpatia. A eles um bem-haja.
OS PIONEIROS