Chegados à escola de Porto Mendo (local do acampamento), montaram as tendas e posteriormente tiveram uns momentos de diversão, com alguns chefes e caminheiros, tocando-se algumas músicas pelo meio.
No dia seguinte, pelas 7h30 da manhã, já estavam levantados, a preparar o campo para as outras secções que se iam juntar a nós. Fim da montagem das tendas, fez se a abertura oficial de campo e posteriormente, os pioneiros partiram para jogo, de bicicleta. Almoçaram a meio do raid, e finalizaram no por volta das 14h30. A equipa Egas Moniz saiu vencedora do raid. Depois de chegarem, prepararam o fogo de conselho e relembraram jogos de antigamente, como o jogo da malha, o da corda, etc.
Seguidamente, tratou-se de fazer o jantar, onde saiu um belo Bacalhau-à-Brás, feito pelo cozinheiro Bernardo Ferreira.
Por volta das 21h30, houve o momento alto do dia, o fogo de conselho, que estava aberto a todos os pais e familiares a assistirem. Após as belas peças que se realizaram, todos se deitaram, para no dia seguinte levantarem-se cedo e posteriormente desmontarem o campo.
No domingo de manhã, após a Alvorada seguiu-se a desmontagem de campo. Por volta das 9h40, os pioneiros saíram do campo de bicicleta rumo a Cem Soldos, onde se juntaram ao agrupamento para animar a Eucaristia Dominical.
Fim da actividade, os pioneiros puderam realçar o belo início de ano escutista que tiveram, e é de salutar a entrada do Pioneiro João António e o regresso da Pioneira Sofia, onde se integraram no núcleo Pioneiro sem qualquer dificuldade.
OS PIONEIROS